Saúde Oral na Criança

Saúde Oral na Criança

 

Autor(a): Joana Silva, Médica Dentista

 

Hábitos de higiene e uma boa saúde oral são imprescindíveis para o bom crescimento e desenvolvimento das crianças. Assim sendo, surgem algumas questões importantíssimas para os pais/educadores terem em atenção.

 

A partir de que idade e com que regularidade a criança deve consultar um médico dentista?

A primeira consulta deverá ser realizada quando os primeiros dentes temporários erupcionam, ou, no máximo, até ao primeiro ano de vida. Quando existe uma boa saúde oral, a criança deverá ser observada a cada 6 meses. Em casos de elevado risco, esta periodicidade diminui para intervalos de 3 meses.

 

Deve administrar-se flúor às crianças?

De acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde é dada prioridade às aplicações tópicas sob a forma de dentífricos fluoretados administrados na escovagem dos dentes desde a sua erupção. Crianças com alto risco de cárie dentária recomenda-se administração de comprimidos ou gotas após os 3 anos.

 

Como deve ser efetuada a escovagem dentária nas crianças?

De acordo com as normas da Direção Geral da Saúde:

  • 0-3 anos: escovagem realizada pelos pais, 2x/dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado.
  • 3-6 anos: escovagem realizada progressivamente pela criança, supervisionada e auxiliada, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia de tamanho adequado. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser semelhante ao tamanho da unha do 5º dedo da criança.
  • >6 anos: escovagem realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada caso não possua destreza manual suficiente, 2x/dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia ou média. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser do tamanho de uma pequena ervilha ou até 1 cm de dentífrico.

 

As crianças podem usar fio dentário?

A utilização do fio/fita dentária coadjuva a higienização dos espaços interdentários e deve ser iniciada logo que possível, acreditando-se que por volta dos 8-10 anos a criança começa a ter a destreza manual e autonomia necessárias.

 

O que é um selante de fissuras e para que serve?

O selante de fissuras é uma espécie de “verniz” que se aplica na superfície fissurada de dentes sãos com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie. Constitui um recurso eficaz em termos preventivos, indicada a sua aplicação nos primeiros e segundos molares definitivos, bem como nos pré-molares, cujo período de erupção varia entre os 5-8 anos e os 11-14 anos, respetivamente.

 

Neste Dia Mundial da Criança, bem como todos os dias, devemos ter um cuidado especial com a Saúde Oral. Adotar estas medidas de prevenção serão a chave para o sucesso!

Para mais informações, entre em contacto connosco ou marque a sua consulta através do 255 538 175.


ver todas as notícias